terça-feira, 27 de outubro de 2009

Aviicultura de Corte

CAPITULO III – AVICULTURA DE CORTE



3.1.1.ESCOLHA DO LOCAL

O local a ser escolhido deve ser, e atender aos seguintes quesitos:

   Disponibilidade de água potável;

• Disponibilidade de energia elétrica;

• Boas vias de acesso;

• Terreno com boa drenagem;

• Local arejado e de boa ventilação;

• Isolado de animais;

• Afastado no mínimo 3x o tamanho do pé direito, de barrancos, com facilidade de desmoronamentos.



3.1.2.CONSTRUÇÃO DO AVIÁRIO

O aviário deve ser construído no sentido leste-oeste, para que os ventos não provoquem danos facilmente.Deve-se ter árvores, à cima, e à baixo do aviário, a uma distancia de 10 metros do mesmo.

As dimensões podem variar bastante, no colégio é de 100x12, a mureta pode ser de 40 a 50 cm, com isto deve-se avaliar alguns requisitos:

• Quanto menor a largura, melhor será a ventilação;

• Pé direito de no mínimo 3,20 metros;

• Estruturas:metálicas, concreto ou madeira;

• Telhado que propicie boa absorção de calor;

• Tela lateral malha 2, para que não entre aves silvestres que possam trazer doenças para os frangos.



3.1.3.CAMA DO AVIÁRIO

Os cuidados com a cama são indispensáveis, para a condução adequada dos lotes.



3.1.3.1.CARACTERÍSTICAS DA CAMA

A cama tem por objetivo principal, proporcionar ao frango conforto, absorver a umidade presente no solo e no ar,isolar termicamente as aves, evitar o aparecimento de calos.

O material utilizado como cama, pode ser variado:maravalha, casca de arroz, casca de café, feno, tendo em vista que deve-se optar por um material que possua as seguintes características:

• Boa capacidade de absorção de umidade;

• Facilidade de liberação de umidade;

• Partículas de tamanho médio;

• Livre de pó;

• Boa capacidade de absorver impactos.



3.1.3.2.MANEJO DA CAMA

No vazio sanitário entre lotes, deve-se fazer a desinfecção da cama, fermentando-a com ajuda de uma lona, ou com solução de formol e colosso.Depois aplica-se cal virgem, que proporciona uma considerável desinfecção da cama.

Para que a cama não fique úmida constantemente, deve-se fazer ao menos uma vez por dia seu revolvimento, para dicipação da umidade. Se ocorrer encharcamento da cama,por alguma falha ou descuido, deve-se retirar e repor cama nova.



3.1.3.3.FERMENTAÇÃO DA CAMA

Entre os intervalos de lote é realizada a fermentação da cama.Que tem por objetivo a sua desinfecção, e o controle parcial dos cascudinhos, e eliminação máxima das bactérias, fungos e microorganismos, que possam vir a proporcionar doenças e mal estar ao lote.

Para efetuação da fermentação foi estendido uma lona preta de 200 micras, em toda a extensão do aviário, sem deixar nenhuma entrada de ar, pois a fermentação é anaeróbica.A lona foi deixada durante 6 dias.Depois do início da fermentação, os cascudinhos vieram para cima da lona, daí foi aplicado o ectoparasita de ampla ação Colosso, 1 litro/400 litros de água.



3.2.1.PREPARO DO AVIÁRIO PARA O RECEBIMENTO DOS PINTINHOS

O local onde vão ser alojados os pintinhos, é denominado de pinteira, é um local onde se tem um melhor controle de temperatura e umidade.Na chegada dos pintinhos ao aviário, a temperatura deve estar entre 28 e 32°C, que é a temperatura ideal para que os pintinhos desenvolvam-se bem.

No preparo da pinteira, foram realizados os seguintes procedimentos:

• Retirada parcial da cama em 8 vãos;

• Distribuição dos comedouros na área correspondente aos 8 vãos;

• Colocação da cama nova;

• Distribuição de jornais com ração na pinteira;

• Regulagem do nipple,na altura do pescoço dos pintos;

• Distribuição dos canos metálicos,onde transita o ar quente da máquina de calefação, responsável pelo aquecimento da pinteira, onde foi iniciado seu aquecimento, 6 horas antas da chegada dos pintos.



3.2.2.RAÇÃO

A ração deve ser de boa qualidade,possuir partículas uniformes, ser de boa digestibilidade.Foram recebidos no decorrer do lote dois tipos de ração:inicial e final.

A ração inicial possui muitos antibióticos.A final tem por objetivo principal suprir as necessidades nutricionais nesse período, e limpar o organismo do frango, do excesso de medicamentos.Foi utilizada a ração inicial de 1 a 17 dias, ração final: 18 até o final do lota ;35 dias.



3.2.2.1.DESPERDICIO DE RAÇÃO

O desperdício de ração, é em função da forma de:abastecimento dos comedouros,cuidados com os comedouros,altura dos comedouros, e estado de conservação dos mesmos.

Desperdício de ração significa perda de dinheiro, por isso deve-se ter cuidados com as práticas de manejo com os comedouros, para evitar a perda de dinheiro.O desperdício evidencia um resultado nada satisfatório, no cálculo da conversão alimentar.



3.2.3.RECEBIMENTO DOS PINTINHOS

Os pintinhos chegaram às 14:00h,foram distribuídos uniformemente em toda a pinteira.O lote continha 16500 machos da linhagem Ross, apresentavam uma considerável desuniformidade,e grande número de refugos.A primeira água que beberam foi um soro feito com água e sal, com objetivo de hidratação corporal.

Após a chagada foram dispostos folhas de jornais para estimula-los a comer.A temperatura é de extrema importância para o desenvolvimento dos pintos, se a temperatura é baixa, o consumo de ração diminui, e consequentemente seu desenvolvimento é mais lento.

Na primeira semana o ideal é que a temperatura fique entre 28 e 32°C,na segunda semana é de 26 a 30°C.Sendo que na chegada dos pintos a temperatura estava em 28°C.



3.3.1.EQUIPAMENTOS

O controle dos equipamentos é muito importante para um bom controle do manejo realizado no decorrer do lote.


3.3.2.NIPPLE

Nos primeiros dias o nipple deve estar disposto na altura do olho do pintinho,depois da primeira semana deve estar de forma que construa um ângulo de 45°.A vazão de água da primeira semana deve ser de 50 ml/min, na segunda semana de 70 ml/min, e na terceira semana em diante de 90 ml/min.

O nipple é um equipamento que deve estar sempre bem regulado, e revisão.No presente lote , evidenciou-se sérios problemas de vazamento nos nipples, devido a falta de manutenção.



3.3.3.COMEDOUROS

Ao término de cada lote é realizada a manutenção de todos os comedouros, para que durante o lote, o menor número possível de comedouros apresente falhas que podem contribuir para o desperdício de ração.

Na primeira semana usa-se o prato com ¼ da capacidade total.Os comedouros tabulares utilizados, devem estar enterrados , uma parte de sua bandeja, para que os pintinhos alcancem melhor o alimento.



3.3.4.VENTILADORES

Tem por objetivo,amenizar a temperatura em dias muito quentes, troca de ar, quando a amônia está em demasia.No lote os ventiladores não foram utilizados para diminuir a temperatura, mas sim para a retirada da amônia presente no ar.

A utilização era apenas momentânea, sendo ligados, e logo desligados para que não ocorresse uma diminuição brusca de temperatura no dias frios.



3.3.5.NEBULIZADORES

Os nebulizadores tem vários objetivos, dentre eles, aumentar a umidade do ar, umedecer a cama, ajudar no resfriamento do ambiente.No lote os nebulizadores forma utilizados apenas para o umedecimento da cama, para posterior colocação da cama, e fermentação da cama.



3.3.6.MÁQUINA DE CALEFAÇÃO

Tem por objetivo o aquecimento da pinteira, e de todo o aviário, quando a temperatura é menor que a ideal.A máquina é aquecida a lenha, sendo composta também, por canos que são dispostos na extensão do aviário, para levar o calor mais distante. No presente lote os canos foram retirados com 16 dias,visada a não necessidade de uso.



3.3.6.1.CONTROLE DE TEMPERATURA

O controle da temperatura tem por objetivo propiciar conforto, e um bom clima para o desenvolvimento das aves. O manejo ideal de se manter a temperatura para os frangos de corte é a seguinte:

• 1 a 7 dias 28 a 32°C;

• 8 a 14 dias 28 a 30 °C;

• 15 a 21 dias 26 a 29°C;

• 22 a 28 dias média de 23°C;

• Acima de 29 dias média de 21°C.



3.3.7.MANEJO DO LOTE

Existem aspectos que devem ser observados, para que haja um bom controle do desenvolvimento do lote, como tais:

• Controle diário do consumo de água;

• Enchimento doa comedouros quando necessário;

• Retirar partes emplastadas de cama, e repor com cama nova;

• Seguir o programa de luz indicado;



• Pesar no mínimo semanalmente as aves;



• Revolvimento da cama para dicipação de umidade;



• Pesar o lote somente de madrugada;



• Atingir 100% do aviário até os 16 dias;



• Regular a altura dos comedouros;



• Colocar repartições ao longo do aviário;



• Altura dos comedouros:Deve ser suficiente para que a ave não se alimente deitada.



3.4.1.MANEJO DAS AVES MORTAS

As aves mortas,são retiradas diariamente do aviário, coletadas com o recipiente específico para a coleta, no caso um balde, somente para o manejo das aves mortas.O destino das mesmas é a composteira.

Muitas vezes foi realizado a seleção das aves, descartando as doentes e refugos, que não tiveram um desenvolvimento pleno.Devemos recolher as aves mortas o mais rápido possível, para evitar que se decomponham na cama.Foi constatada a morte de 6,3 % do lote.



3.4.2.COMPOSTEIRA

A composteira de aves tem por objetivo ser o destino final das aves mortas, onde seus restos são colocados na repartição da composteira, e colocado cama velha sobre elas.Ali ocorre o processo de decomposição das aves, que pode ser aplicado na lavoura.

Não se deve utilizar restos de cama muito úmida, pois elevam demais a temperatura de fermentação.




3.4.3.MANEJO DE LUZ

O manejo de luz tem como objetivo proporcionar mais horas de luz para as aves, para que possam se alimentar com mais freqüência.Tendo em vista um melhor aproveitamento de Tempo, e fazendo com que as aves cresçam de maneira acelerada.


3.4.4.CARREGAMENTO

O carregamento foi iniciado às 00:30, e terminou às 04:30 na segunda- feira, 18 de Maio.Foram carregados 15450 frangos, que foram destinados ao abate.

No carregamento foram descartadas 20 aves.As aves foram transportadas em 4 caminhões.Os frangos saíram com média de 2,100 kg, equivalentes à 35 dias, com uma converção alimentar de 1.54.


3.5.0.DOENÇAS

O cuidado com as doenças no decorrer do lote é fundamental, para que se possa ter um bom controle fitossanitário dos frangos.


3.5.1.ONFALITE

A onfalite é uma infecção bacteriana do umbigo, que acomete os pintinhos no primeiros dias de vida.O orifício umbilical que normalmente fecha-se com 72 horas depois do nascimento, mas quando seu fechamento não ocorre normalmente, ficando inflamado e úmido, torna-se uma porta de entrada para bactérias.

Os sintomas da onfalite são:debilidade geral, tendência a aglomerarem-se perto de uma fonte de calor, e morte súbita.O tempo que a doença age no organismo da ave é rápido, pois geralmente vem a morrer no dia seguinte em que se percebeu os sintomas.

Não existe tratamento curativo contra onfalite,apenas preventivo, a cama deve estar livre de contaminação, Para isso deve-se fazer uma boa desinfecção da mesma, nos intervalos dos lotes.Não foi evidenciada a presença de Onfalite no lote.



3.5.2.ASCITE

É uma doença que muitas vezes pode estar relacionada a ordem genética, principalmente em linhagens de crescimento rápido, atingindo na maioria das vezes os machos.

Caracteriza-se pelo acúmulo de água na cavidade abdominal, também conhecida como barriga d´agua, ou síndrome ascítica.Seus sintomas são:Apatia, crista e barbela arroxeadas, penas eriçadas, dificuldade de locomoção, perda de peso, peitoral inchado. Suas perdas são elevadas, em conseqüência da morte de frangos à campo.No abate estes frangos são descartados, identificados devido às seguintes características:Coração aumentado de tamanho e amolecido, pulmões inchados, rompendo-se facilmente, fígado com acúmulo de sangue e bordas aumentadas.

O controle da doença baseia-se em reduzir todas as condições que predisponham as aves à condições deficientes em oxigênio.No presente lote, após os 29 dias foi detectada a presença de ascite em alguns pintos.



3.5.3.GUMBORO

Também conhecida como ( Doença infecciosa da bolsa), é uma doença aguda, altamente contagiosa, causada por um vírus que ataca os tecidos linfonóides da bolsa de fabricius.Ataca geralmente os pintos que estão fracos em anticorpos.

O vírus dissemina dentro de um lote de aves por contato direto, por inalação e consumo de alimentos contaminados.A infecção atinge inicialmente as células linfonóides das víceras,como ceco, duodemo, fígado, e por último a bolsa de fabricius, destruindo o sistema imunológico e facilitando a entrada de outras doenças.

Sintomas:Retardamento no crescimento, depressão, anorexia, penas eriçadas, desidratação, tremores, diarréia e mortes.As infecções caracterizam –se pelo aumento da bolsa,com hemorragia.Não existe método curativo, apenas preventivo.



3.5.3.1.VACINAÇÃO CONTRA GUMBORO

É uma forma de controle, contra o gumboro, sua ocorrência causa grandes prejuízos, por isso deve-se ter cautela com o esquema de vacinação,deve-se conservar a vacina refrigerada entre 2 a 8°C,realizar um planejamento para que ocorra tudo certo em sua execução,ver prazo de validade, preparar a vacina na sombra.

Foi efetuada a prevenção com o uso da vacinação no incubatório e o reforço aos 15 dias, utilizando-se CEVAC IBD L ,4 frascos equivalentes a 15000 doses.

O procedimento foi o seguinte:suspendeu-se a água durante 3 horas, preparou-se a vacina na caixa, e depois liberou-se para ingestão.O objetivo disto é que as aves consumam rapidamente a vacina, e em maior quantidade.



3.6.1.RODOLÚVIO

O rodolúvio é um equipamento que está disposto na entrada dos aviários, tendo como principal objetivo a desinfecção dos veículos que entram no domicílios do aviário.

É utilizado o desinfetante AVT 500, composto por amônia quaternária, e gluteraldeído, na solução de 1litro/1500-2000 litros de água.Todo e qualquer veículo que entre no pátio do aviário, deve sempre passar pela desinfecção no rodolúvio.








REFERENCIAL



CAPITULO III – AVICULTURA DE CORTE

PETROLLI,Osmar-Caderno de Avicultura de Corte – Xanxerê,2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário